Sucesso do filme nas indicações ao Oscar gerou uma onda de engajamento no marketing digital, com marcas aproveitando o tema para se conectar ao público e fortalecer suas narrativas; veja Estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, filme brasileiro retrata vida de Eunice e Rubens Paiva. (Ainda Estou Aqui/Divulgação)Da RedaçãoRedação ExamePublicado em 24 de janeiro de 2025 às 22h52. 14294x
Nesta semana, o filme Ainda Estou Aqui foi indicado ao Oscar na categoria de melhor filme, além de concorrer a outras duas estatuetas: melhor atriz para Fernanda Torres , protagonista que recentemente venceu o Globo de Ouro por sua interpretação de Eunice Paiva , e melhor filme internacional.
A produção, dirigida por Walter Salles e baseada no livro de Marcelo Rubens Paiva, será a primeira obra nacional a concorrer ao prêmio mais prestigiado do cinema mundial. Até agora, Cidade de Deus foi o filme brasileiro com o maior número de indicações, disputando nas categorias de direção, roteiro adaptado, fotografia e edição em 2004. O Brasil, porém, nunca conquistou a estatueta.
Após o anúncio do Oscar, o filme e o nome da atriz rapidamente se tornaram os assuntos mais comentados nas redes sociais, atraindo a atenção das marcas, que aproveitaram a ocasião para se conectar com o público. Entre as principais postagens, destacaram-se ações do Itaú, Magalu, Ponto Frio, McDonald’s, Havaianas, Chevrolet, Rexona, Vivo e até da Fifa, entidade responsável pelo futebol mundial.
Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma e especialista em marketing, destaca que as redes sociais vão além de simples canais de comunicação, funcionando como ecossistemas que conectam marcas, pessoas e narrativas de forma instantânea e emocional.
"O poder de influência, seja positivo ou negativo, é imediato. Esses espaços ganharam relevância para as marcas devido à alta concentração de atenção e tempo dedicado. Casos como o de Fernanda mostram que, quando autenticidade e timing convergem, a conversa ultraa o indivíduo, criando oportunidades para marcas se associarem a movimentos globais e reforçarem seus valores e alcance", afirma.
O impacto do filme e a conexão de Fernanda Torres com o público podem ser vistos nos números de sua conta no Instagram. Nos últimos 30 dias, a atriz dobrou sua base de seguidores, ando de 2 milhões para 4 milhões na plataforma.
"O brasileiro é naturalmente competitivo, e quando há um motivo nobre, essa participação se intensifica. Estamos acompanhando um engajamento absurdo de marcas e perfis dos mais diversos segmentos participando intensamente dessa celebração.
Isso amplia o alcance para novos públicos e eleva exponencialmente a visibilidade, gerando números expressivos e resultados relevantes", analisa Danielle Vilhena, diretora de projetos e operações de marcas da agência End to End, especializada em projetos estratégicos e produção de conteúdo para redes sociais.
"O brasileiro é competitivo por natureza, e quando temos um motivo nobre, essa participação aumenta ainda mais e transcende o público focado no cinema. Estamos acompanhando um engajamento absurdo de marcas e perfis dos mais diversos segmentos participando intensamente dessa celebração. Com isso, novos públicos são atingidos e a visibilidade aumenta exponencialmente", explica Danielle Vilhena, diretora de projetos e operações de marcas da agência End to End.
Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo, destaca a presença ativa do Brasil nas redes sociais. "O crescimento das redes da Fernanda é um reflexo disso. Somos um país que ainda não tem plena consciência da força que possui em diversos aspectos, e esse engajamento é apenas uma pequena amostra", afirma.
Nas últimas 24 horas, o nome do filme Ainda Estou Aqui figurou entre os termos mais pesquisados no Google Trends, registrando mais de meio milhão de consultas.
"Se há um setor repleto de grandes talentos, é o da cultura. É interessante ver toda a repercussão nas redes sociais, não apenas entre fãs, mas também com marcas se engajando com o tema. Isso faz parte da busca por audiência, e qualquer instituição poderia ter se manifestado, o que é totalmente válido", complementa Salviano.
De acordo com dados do Governo Federal, o filme Ainda Estou Aqui, lançado no final de 2024, liderou as bilheteiras brasileiras, atraindo mais de 2,9 milhões de espectadores. Reconhecido internacionalmente, o longa acumula prêmios em importantes festivais. No Festival de Veneza, conquistou o prêmio de Melhor Roteiro e o Green Drop Award. Também foi laureado com o Prêmio do Público no Vancouver International Film Festival, no Mill Valley Film Festival e no Miami Film Festival GEMS. Na França, no Festival de Pessac, recebeu o Prêmio Danielle Le Roy e o Prêmio do Público, consolidando sua força tanto entre críticos quanto entre o público.
A cerimônia do Oscar será realizada no dia 2 de março, em Los Angeles.