Patrocínio:
Editor do Future of Money
Publicado em 22 de maio de 2025 às 11h12.
Diversas criptomoedas criadas no blockchain Sui operam em forte queda nesta quinta-feira, 22, após a Cetus, principal corretora descentralizada da rede, ser alvo de um ataque hacker. Ainda não há informações claras sobre o tamanho da perda com a ação, mas a expectativa é de uma perda milionária.
A Cetus é uma corretora descentralizada que opera na Sui e se tornou a principal infraestrutura de liquidez para o blockchain e os tokens criados na rede. Por isso, investidores acreditam que o ataque resultará em um forte choque de liquidez e no roubo de volume expressivos desses tokens.
Nesse cenário, diversas criptomoedas, em especial memecoins, operam em queda. Alguns tokens despencaram mais de 90% após o anúncio do ataque. Mesmo com o momento ruim para o projeto, a criptomoeda própria da Sui foi pouco afetada e opera em lateralidade de preço.
A plataforma LookOnChain afirma que ao menos US$ 260 milhões em fundos da Cetus já foram roubados. Em geral, os ativos desviados foram convertidos na stablecoin pareada ao dólar USDC e, em seguida, na criptomoeda ether. Ainda não há informações claras sobre o ataque em si.
Alguns especialistas em segurança em blockchains afirmam que a ação pode ter se aproveitado em falhas de segurança nos sistemas de oráculo da corretora. Os oráculos são usados para fazer a conexão entre dados dentro e fora de redes blockchain.
Inicialmente, a equipe responsável pela Cetus afirmou que o caso envolveria apenas uma falha no sistema de oráculos e que estava trabalhando para resolver o problema após usuários reportarem perdas expressivas, de até 80% dos investimentos, com tokens nativos da Sui.
Após a identificação do ataque, a Cetus decidiu suspender todas as operações na corretora. O procolo disse que está investigando o caso e que deve compartilhar mais detalhes sobre a ação em breve. "Nós agradecemos a todos pela paciência", comentou o protocolo.
A criptomoeda própria da Cetus chegou a despencar mais de 40% após a divulgação das primeiras informações sobre o ataque, mas reduziu parte das perdas e acumula uma desvalorização de 20% nas últimas horas, segundo dados da plataforma CoinGecko.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube | Telegram | TikTok