As regras são determinadas pela lei 14.063 que simplifica e padroniza a eletrônica de documentos públicos em três níveis: bronze, prata e ouro
(Rafael Henrique/SOPA Images/Getty Images)
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 2 de abril de 2025 às 11h52.

Última atualização em 2 de abril de 2025 às 12h12.

Para ar diversos serviços digitais do governo federal, como o INSS, a carteira de trabalho digital e o seguro-desemprego, o cidadão deve criar uma conta no portal Gov.br. Com uma única senha, é possível ar uma série de funcionalidades públicas de forma prática e segura. Ao realizar o cadastro, o governo consegue identificar o cidadão ao solicitar serviços públicos digitais, garantindo maior agilidade nas interações.

Cada serviço público exige um nível de segurança específico, e, por isso, a conta Gov.br oferece diferentes níveis de proteção. Para serviços mais simples, basta fornecer dados básicos. No entanto, para ar serviços mais complexos, é necessário um nível mais alto de segurança, como as contas prata ou ouro.

Veja também

O cidadão pode aumentar o nível da conta diretamente pelo aplicativo Gov.br ou ando o portal e utilizando a opção "Selos de Confiabilidade", onde são fornecidas as orientações para esse processo.

Como criar a conta Gov.br?

Qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro com F pode fazer o cadastro dentro da plataforma Gov.br. Para criar a conta, é preciso baixar o aplicativo ( App Store ou Google Play ) e seguir os o, começando pelo "criar conta".

Com o cadastro, o cidadão consegue ter o a diversos serviços digitais do governo como INSS, carteira de trabalho digital e o seguro desemprego.

Como desativar a verificação em duas etapas do Gov.br

O código da verificação em duas etapas não é enviado por SMS, é gerado via notificação push no aplicativo gov.br do titular da conta. Caso não esteja recebendo o código de o, siga as orientações do fabricante de seu dispositivo para liberar todas as notificações push.

  1. Digite o F na tela inicial do https://o.gov.br e clique no botão Continuar.
  2. Digite a senha e clica no botão Entrar.
  3. Clique no card Segurança da Conta.
  4. Clique no card Verificaçãoem duas etapas.
  5. Clique no botão Desabilitarverificaçãoem duas etapas.
  6. Verificaçãoem duas etapas estará retirada.

Como usar a Conta Gov.br para declaração do imposto de renda?

Os usuáriosda conta GOV.BR podem preencher a Declaração de Imposto de Renda 2024 de forma mais fácil. Quem tem o cadastro na plataforma pode optar pela declaração pré-preenchida, que possibilita o início do processo com os diversos campos já completados automaticamente pelo sistema.

Os níveis de conta do Gov.br

As contas do Gov.br são divididas por níveis, sendo eles o bronze, prata e ouro. Eles são determinados a partir do quão seguros são os dados compartilhados pelos usuários. Confira no detalhe cada um deles:

Bronze

A simples pode ser utilizada para transações dentro das plataformas do governo que não envolvam informações protegidas por grau de sigilo. Permite o à solicitação de agendamentos ou atendimentos; solicitação de o a portal do governo; envio de documentos digitais em geral; requerimento de benefícios assistenciais, trabalhistas ou previdenciários diretamente pelo interessado.

Prata

A prata utiliza o certificado digital, com o processo de emissão via Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (I-Brasil), e pode ser usada em todas as transações e documentos com o Poder público.

Ouro

O nível ouro é aceito nos processos e transações com entes públicos quando envolvem informações protegidas por grau de sigilo e registro de atos nas juntas comerciais, como registro ou transferência de propriedade de empresas, marcas ou patentes; celebração de contratos; envio de documentos digitais ou de pedidos de recurso em procedimentos istrativos, ou de fiscalização.

Como conseguir nível prata no Gov.br usando o aplicativo

Como conseguir nível ouro no Gov.br

Acompanhe tudo sobre:Governo
Próximo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as notícias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se
Desperta

Fique ligado

Nos acontecimentos mais relevantes do Brasil e mundo.

Inscreva-se agora

Mais de Brasil

Mais na Exame