Brasil

EXAME/IDEIA: aprovação do governo vai de 26% para 34% em um ano

A aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) está no melhor nível em pouco mais de um ano, segundo a pesquisa EXAME/IDEIA publicada no dia 19 de maio

Jair Bolsonaro: 47% desaprovam o governo. (Alan Santos/PR/Flickr)

Jair Bolsonaro: 47% desaprovam o governo. (Alan Santos/PR/Flickr)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 21 de maio de 2022 às 08h30.

A aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) está no melhor nível em pouco mais de um ano. Segundo a pesquisa EXAME/IDEIA publicada no dia 19 de maio, os eleitores que aprovam a maneira como o presidente trabalha é de 34%. Os que desaprovam somam 47%. Em maio do ano ado, os que não concordavam com a gestão de Bolsonaro eram 48%, e os que aprovavam eram 26%. Neste período, houve os oscilação entre os que nem aprovam e nem desaprovam, ando de 22% há um ano, para 18%.

A sondagem ouviu 1.500 pessoas entre os dias 14 e 19 de maio. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-01734/2022. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. Leia o relatório completo.

Por região, o presidente Bolsonaro ganhou apoio em lugares onde ele normalmente é melhor avaliado. No Norte, em maio do ano ado, 23% das pessoas aprovavam a maneira como ele trabalha. Este número saltou para 54%.  No Centro-Oeste ocorreu fato similar, ando de 27% de aprovação para 46%.

Fazendo um retrospecto, a situação de pior momento na taxa de aprovação do presidente coincidiu com o primeiro mês dos trabalhos da I da Pandemia de Covid-19 no Senado, que apurou supostos desvios de dinheiro no enfrentamento da crise sanitária. A investigação também mostrou indícios de atrasos propositais na compra de vacinas. Na época, 59% dos dos brasileiros apoiaram os trabalhos dos senadores.

Mas a vacinação avançou, ultraando os 76% de brasileiros imunizados com duas doses, segundo dados do Ministério da Saúde. De acordo com a EXAME/IDEIA, o grande problema agora, na opinião da população, é a inflação (19%) e o desemprego (23%).

Melhora na aprovação reflete na eleição

Se o segundo turno da eleição presidencial fosse hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 46% das intenções de voto, e o Bolsonaro teria 39%, segundo a pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA. A distância entre os dois é de 7 pontos percentuais, a menor em um ano, seguindo os números de aprovação.

Na série histórica, considerando a simulação de segundo turno, Bolsonaro tinha vantagem sobre Lula até abril do ano ado, quando o petista ultraou o atual presidente na preferência dos eleitores. A maior distância entre os dois chegou a 17 pontos percentuais no fim do ano ado, mas desde então começou a diminuir. Na pesquisa feita em abril, a diferença entre os dois foi de 9 pontos.

 

(Arte/Exame)

Em uma simulação de primeiro turno de forma estimulada, em que os nomes são apresentados previamente, Lula superou os 40% em janeiro deste ano e desde então oscilou dentro da margem de erro, ficando com 41% nesta pesquisa de 19 de maio. Bolsonaro ou de 24%, no começo do ano, para 32%. Ciro Gomes estava com sete pontos em janeiro, e agora tem 9% das intenções de voto.

(Arte/Exame)

Bolsonaro mantém a vantagem em relação a Lula, registrada na pesquisa de abril, nas regiões Norte (50% X 24%), Centro-Oeste (43% X 28%), e no Sul (40% X 34%). O petista tem a preferência dos eleitores nos maiores colégios eleitorais do país: Sudeste (37% a 33%), e no Nordeste (58% a 19%).

Por renda, o atual presidente venceria entre os mais ricos. Nas classes A e B, Bolsonaro aparece com 41% das intenções de voto, contra 34% de Lula. Nas classes D e E, o petista tem 45%, contra 24% do atual ocupante do Palácio do Planalto.


EXAME NAS ELEIÇÕES

Além da nova rodada da pesquisa EXAME/IDEIA desta quinta-feira, 19, EXAME lançou também uma área no site dedicado a acompanhar tudo sobre as eleições 2022. Atualizado diariamente, a seção ELEIÇÕES conta com as últimas notícias da corrida eleitoral, os perfis dos pré-candidatos à Presidência da República, todos os números das últimas pesquisas eleitorais EXAME/IDEIA, além de informações úteis sobre o funcionamento do pleito para ajudar o eleitor até o dia da votação.


LEIA TAMBÉM

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2022EXAME/IDEIAPolítica

Mais de Brasil

Nova versão do Código Eleitoral reduz quarentena para militares e policiais

CCJ da Câmara aprova convite a Gilmar Mendes para discutir PEC da Segurança

CCJ do Senado aprova suspensão de demarcações de terras indígenas em Santa Catarina

aporte vai ficar mais caro? Ministério da Justiça analisa proposta de reajuste da PF