Brasil

Aprovação de Lula cai para 32% e reprovação sobe para 59%, diz pesquisa Gerp

Reprovação de gestão lulista subiu 9 pontos percentuais e a aprovação caiu seis pontos

Lula: presidente vê queda de popularidade até entre os moradores do Nordeste (Ricardo Stuckert / PR/Flickr)

Lula: presidente vê queda de popularidade até entre os moradores do Nordeste (Ricardo Stuckert / PR/Flickr)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 28 de fevereiro de 2025 às 15h56.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 32% dos brasileiros e reprovado por 59%, segundo a pesquisa Gerp divulgada nesta sexta-feira, 28. Cerca de 8% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Em comparação com a pesquisa de janeiro, a aprovação caiu de 38% para 32%, uma queda de 6 pontos percentuais. A desaprovação subiu de 50% para 59%, um aumento de 9 pontos. O crescimento da rejeição ao governo petista ocorre em um momento de alta dos preços em todo o país.

A avaliação do presidente Lula também registrou piora em fevereiro. O percentual de entrevistados que consideram seu trabalho "ótimo" ou "bom" caiu para 25%, contra 28% em janeiro. A avaliação "ruim" ou "péssima" subiu de 44% para 53%, alta de 9 pontos percentuais. O índice dos que classificam sua gestão como "regular" permaneceu estável, variação de 25% para 20%.

Aprovação no Nordeste segue em queda

Em todas as regiões do país a desaprovação é maior que a aprovação. O Norte é onde Lula tem seu melhor desempenho, com 47% de aprovação contra 48% de reprovação, uma diferença de apenas 1 ponto percentual. Na comparação com a pesquisa anterior, a aprovação caiu e a desaprovação subiu na região.

O Sudeste e o Centro-Oeste registram os piores índices, com 66% de reprovação e apenas 27% de aprovação.

No Nordeste, região com histórico favorável ao PT, a aprovação de Lula segue em queda. A aprovação caiu de 44% para 40% e a desaprovação subiu de 46% para 50%.

A pesquisa mostra que a desaprovação supera a aprovação entre ambos os sexos, mais alta entre os homens, com 67% de rejeição e 26% de aprovação. Entre as mulheres, 52% desaprovam e 38% aprovam.

Por faixa de renda, 43% das pessoas que ganham até um salário mínimo aprovam o governo, enquanto 46% desaprovam. O pior desempenho está entre aqueles que ganham de 5 a 10 salários mínimos, com 70% de desaprovação.

Por faixa etária, o melhor desempenho de Lula é entre os brasileiros com 60 anos ou mais, onde 37% aprovam e 51% desaprovam. O pior resultado segue entre os 25 a 34 anos, com 67% de rejeição e apenas 30% de aprovação.

O levantamento foi realizado entre os dias 24 e 27 de fevereiro de 2025, com 2.000 eleitores. A margem de erro é de 2,24 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um grau de confiança de 95,55%.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaGoverno LulaPesquisas eleitorais

Mais de Brasil

Enem terá pré-inscrição automática para estudantes do 3º ano do ensino médio público

Brasil tem 2,4 milhões de pessoas com autismo, que enfrentam desafios na educação após os 14 anos

PCDs acima de 15 anos têm taxa de analfabetismo quatro vezes maior que da população sem deficiência

Lula será o primeiro brasileiro desde Pedro II a ser homenageado na Academia sa em Paris