As chances de deslizamento são mais altas em Duque de Caxias, Belford Roxo, Mangaratiba e Angra dos Reis
Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 5 de abril de 2025 às 10h30.

A frente fria estacionada sobre o Rio continuou a causar chuvas ao longo da madrugada deste sábado. Sirenes foram acionadas em comunidades da capital e no município de Mangaratiba.

Em Angra dos Reis, 112 pessoas ficaram desalojadas, segundo o boletim mais recente da Defesa Civil. Para este sábado, o Instituto Nacional de Meteorologia mantém alertas vermelhos, de "Grande Perigo", para acumulados de chuva que vão do Rio de Janeiro até São Paulo.

Durante a madrugada, o Governo do Rio emitiu um mapa com os municípios que enfrentam risco de deslizamento. As chances são mais altas em Duque de Caxias, Belford Roxo, Mangaratiba e Angra dos Reis. Veja abaixo:

O Comando-Geral do Corpo de Bombeiros foi transferido temporariamente para Angra dos Reis. No município foram registrados até o momento os níveis mais altos de chuvas. Os maiores riscos de deslizamento estão nos bairros de Areal, Parque Belém, Banqueta e Gamboa do Belém.

Detalhes da madrugada

A atualização mais recente da Defesa Civil de Angra aconteceu por volta de 6h. Um total de 112 pessoas ficaram desalojadas, sem registro de feridos. O volume acumulado nas últimas 24 horas é de 270 mm.

Um deslizamento chegou a ocorrer no município, mas não fez vítimas. A Rio-Santos foi fechada nos trechos entre os km 500 e 503 (Itanema e Bracuí), km 453 e 476 (Jacuecanga e Conceição de Jacareí) e Trevo de Conceição de Jacareí, entre os km 455 e 456)

Em Mangaratiba, sirenes chegaram a ser acionadas nos bairros de Parque Bela Vista, Muriqui (Cachoeira II) e Itacuruçá. Em Muriqui, chegou-se a registrar 166 mm de chuvas. Em Duquei de Caxias, a Prefeitura colocou a cidade em estágio de alerta máximo.

Na capital, o sistema Alerta Rio registrou ocorrências de chuvas forte por volta das 3h30. As chuvas foram mais intensas no Jardim Botânico, Copacabana, Vidigal, Rocinha, Barra e Barrinha, Urca. Segundo o Centro de Operações, por volta de 4h30, as chuvas começaram a perder força na Zona Sul e se movimentaram para o entorno do maciço da Tijuca com intensidade moderada.

Na manhã deste sábado, por volta das 6h, foram acionadas um total de dez sirenes nas comunidade da Formiga, Borel, Arrelia e Jamelão. A mensagem orientava aos moradores das regiões deixarem seus imóveis, devido aos volumes de chuva terem atingido o nível no qual se identifica risco de deslizamento. "Em 24h, houve acumulado de chuva superior a 120 mm nestas comunidades, segundo os dados pluviométricos do Sistema de Alerta e Alarme", disse a Defesa Civil.

A manhã na cidade deve ser de chuva moderada e forte, com tendência de queda na temperatura. A máxima prevista é de 27°C e mínima de 17°C. Os ventos estarão moderados a fortes.

 

Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroChuvasPrevisão do tempo

Mais de Brasil

Nova versão do Código Eleitoral reduz quarentena para militares e policiais

CCJ da Câmara aprova convite a Gilmar Mendes para discutir PEC da Segurança

CCJ do Senado aprova suspensão de demarcações de terras indígenas em Santa Catarina

aporte vai ficar mais caro? Ministério da Justiça analisa proposta de reajuste da PF

Mais na Exame